Inicial Artigos A Presença de Deus

 

 

Voltar para o livro O FIRME FUNDAMENTO

 

 


A PRESENÇA E O

 

CONHECIMENTO DE DEUS


 


 

Nesta lição, falaremos sobre a presença e o conhecimento de Deus. A Bíblia Sagrada ensina que Deus é onipresente. Este é apenas um jeito complicado de dizer que Deus está em todo lugar. Este fato é uma maravilha além da nossa capacidade de compreender, mas é fácil de acreditar e de provar.

 

Deus é uma pessoa, e na sua presença pessoal Deus o Pai está no céu. Da mesma maneira, Jesus, Deus o Filho, estava na terra e agora está no céu, mas mesmo assim ele vive em cada crente e ele prometeu que onde dois ou três estiverem reunidos no seu nome, ali estará Ele no meio deles. Mesmo que estas coisas sejam maravilhosas demais para nossa mente natural compreender, o crente verá que elas estão declaradas nas páginas da Bíblia Sagrada. Deixe-me mostrar a você esta verdade da palavra de Deus.

 

Eu sei que estas declarações parecem inacreditáveis. Se Jesus Cristo fosse apenas um homem, nós não poderíamos acreditar nestas coisas. Mas Jesus Cristo, na verdade, é o Deus-homem. Ele é o Criador. Em Colossenses 1:27, a Bíblia diz sobre Jesus Cristo que, Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós esperança da glória. Quando uma pessoa nasce de novo, ao confiar no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, a Bíblia diz que, naquele momento, o Filho de Deus realmente vem para habitar dentro do crente. Ninguém precisa entender como que isso ocorre. Deus pede apenas que você creia.

 

Em Mateus 18:20, Jesus dá esta promessa aos seus: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Oh, bendito seja o convidado invisível. É impressionante pensar que a pessoa invisível do Senhor Jesus Cristo está presente junto conosco!

 

O Espírito Santo veio a terra para cumprir um propósito especial no dia de Pentecostes, em Atos capítulo 2. Jesus mesmo vem viver dentro do crente na pessoa do Espírito Santo.

 

Deus e as coisas que ele criou não são parte um do outro. Isso se aplica a Deus e a todas as outras coisas criadas. Deus não é as árvores, a grama, o ar, o céu, os pássaros, ou os animais. Estas coisas não são Deus. Estas são coisas que Deus fez e elas são distintas de Deus. Uma pintura não é o artista. Um livro não é o autor. Deus está presente neste universo no sentido de que ele vê tudo, sabe tudo, sustenta tudo, e, até onde haja submissão à sua vontade, ele dirige tudo. Ele não habita, de forma alguma, nos corações dos que não são salvos. Se você nunca recebeu o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, Deus não habita em você. O homem não possui a vida de Deus, a menos que ele nasça de novo; e nenhuma outra coisa criada tem a vida de Deus.

 

Vamos observar três verdades relacionadas à presença e ao conhecimento de Deus.

 

       1. Deus está presente, pessoalmente, no céu. A Bíblia diz, Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5:16).  Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.  (João 20:17).  Em Atos 7, Estevão tinha acabado de pregar seu grande sermão para os líderes religiosos da nação de Israel. Ele havia dito a eles, de forma clara e direta, que o Senhor Jesus Cristo era, de fato, o Messias prometido. Ele proclamou que o Salvador do mundo, que deveria vir, havia vindo. Ele os acusou de terem matado o Salvador, antes de anunciar que ele havia ressuscitado. Estevão diz em Atos 7:55-56, Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Então, número um, a presença pessoal de Deus é no céu.

 

2.   Deus está em todo lugar, através de sua própria presença e a das suas agências. Vamos deixar a Bíblia explicar esta declaração. Jeremias 23:23-24 diz, Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.   Deus faz uma pergunta e Ele mesmo a responde. Esta questão é válida hoje. Deus está perto ou está longe? A resposta é que não existe um lugar secreto onde você possa se esconder, onde Deus não possa te ver. Não existe lugar no céu ou na terra onde você possa ir para evitar que Deus veja você.

 

 

Em Provérbios 15:3 a Escritura diz, Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Todas aquelas vezes em que você pensou que ninguém viu, alguém viu. Todos aqueles pecados que você pensou que escapou ileso – Alguém observou todos eles. Aquelas coisas que você fez bem escondido, estavam bem à vista do seu Criador. Meu amigo, não existe lugar neste universo onde o olho de Deus não possa te ver. Deus pode ver cada ação, pode conhecer cada pensamento, e pode ouvir cada palavra.

 

Em Salmos, lemos esta verdade escrita de maneira detalhada: Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. (Salmo 139:7-10).

 

Tentar fugir de Deus não faz o menor sentido. Você não tem como escapar. Não faz sentido tentar esconder-se a si mesmo, esconder seus pensamentos e suas obras de Deus. Se você soubesse o quanto ele ama e se importa com você, você pararia de correr. Se eu pudesse fazer você saber o quanto é maravilhoso ter uma vida de comunhão com Deus, você se arrependeria do seu pecado e viria a Ele de uma vez. A alegria toda começa quando você se lança aos Seus pés e faz dEle o seu Salvador pessoal.

 

Em Salmos 34:7, encontramos: O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Pode ser pelo Espírito Santo, ou simplesmente pelos olhos de Deus, ou pelos anjos de Deus, mas onde quer que você esteja Deus está presente. Ele vê e sabe.

 

 

        3.   O conhecimento de Deus é infinito; não tem limites. Os únicos limites são aqueles que Deus colocou sobre si mesmo. A Bíblia diz em Jó 37:16: Tens tu notícia do equilíbrio das grossas nuvens e das maravilhas daquele que é perfeito nos conhecimentos? O teu conhecimento é perfeito? Não. O meu conhecimento é perfeito? Não. Se todos os homens que já viveram tivessem seus conhecimentos somados, ainda assim não seria um conhecimento perfeito. Mas Deus tem conhecimento perfeito.

 

Vamos analisar três características do conhecimento de Deus.

 

Primeiro: O seu conhecimento se estende para os confins do universo e vai até os mínimos detalhes. Citamos novamente do livro de Salmos, desta vez o Salmo 147:4: Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.

 

Ora, isto é fantástico. Muitos de vocês vivem em regiões muito remotas. Embora os Estados Unidos seja uma nação muito povoada, eu tenho o privilégio de morar numa região onde existem apenas 4 casas num trecho de quase 13 quilômetros de leste a oeste. Na direção do sul, há apenas uma casa num trecho de 24 quilômetros e eu nem sei há quantos quilômetros ao norte está a próxima casa. Quando eu saio à noite, olho para cima, e às vezes na lua nova ou quando a lua não está visível, o céu quase que parece branco. Há tantas estrelas que parece que o céu é na verdade uma cobertura contínua de branco brilhante. Eu não poderia contar todas elas numa noite, nem na minha vida inteira. Deus, porém, sabe o exato número delas, e, além disso, este versículo diz que Ele tem um nome para cada uma delas e que Ele sabe este nome.

 

Certamente o conhecimento de Deus não apenas se estende para os confins do universo, mas também para os mínimos detalhes. Ele prossegue no versículo 5, Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.

 

Em Mateus 10:29, encontramos uma maravilhosa declaração: Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. Numa floresta, ou numa cidade gigantesca, ou em qualquer canto deste mundo, não há um passarinho caindo no chão sem que Deus saiba.

 

Alguns filósofos bobos há muito tempo fazer a pergunta, “Se uma árvore cai na floresta, e não há ninguém ali para ouvir, ela produz algum som?” Qual é a resposta? Existe sim Alguém ali para ouvir. O Deus que fez a floresta, as árvores, e as ondas do som está presente.

 

O texto vai adiante e diz em Mateus 10:30, E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.  Deus não apenas sabe quantas pessoas há no mundo, Ele não apenas sabe onde elas estão, Ele não apenas sabe o que elas estão fazendo, pensando e dizendo. Ele não apenas sabe o motivo por trás das ações, mas Ele sabe a quantidade de cabelos em cada cabeça.

 

Eu posso te dizer, verdadeiramente nosso Deus é infinito em seu conhecimento.

 

Segundo: Vemos que Deus conhece não apenas as ações, mas também os pensamentos de cada indivíduo. Em Provérbios 5:21, a Bíblia diz: Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas. Deus vê o que você está fazendo, e Ele está prestando atenção. O Senhor está pesando tudo que você faz, Sr. Homem.

 

Em I Crônicas 28:9, está escrito: E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. Sabe de uma coisa, Deus é poderoso! Deus é tremendo! Nenhum homem pode fazer isso. Nenhum líder religioso ou ídolo pode fazer uma afirmação dessas.

 

O Salmo 139:2 diz: Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Eu não sei se você está em pé ou sentado agora, mas Deus sabe. Não sei se você está descansando, ou se você está trabalhando, ou se você está abaixando-se, mas Deus sabe. Não somente isso, mas Ele diz, de longe entendes o meu pensamento. Deus sabe o que você está pensando neste exato momento. Ele conhece os seus pensamentos.

 

Você consegue realmente entender, que você estará encarando um Deus como este no dia do juízo? Você realmente pensa que um Deus - que conhece os seus pensamentos, que sabe se você está em pé ou sentado – um Deus assim deixaria de perceber as suas transgressões?

 

É melhor você se lançar aos pés do Senhor Jesus Cristo e ter seus pecados perdoados. Esta é a única chance que você tem.

 

Vamos ver mais um versículo sobre este tema: E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei (Isaías 65:24). É maravilhoso ter um Deus tão sublime. Deus pode ouvir as orações de milhões de pessoas ao mesmo tempo e pode responder estas orações.

 

Quando eu ainda era um recém-convertido, lembro de ter ouvido falar de um homem num país africano, que acordava no meio da madrugada, bem antes de o galo cantar, para orar. Perguntaram para ele “Por que você acorda tão cedo para orar?” Ele respondeu “Ora, a maioria das pessoas está dormindo a esta hora, assim eu posso ter mais atenção de Deus”. É um pensamento muito bonito, mas no horário em que os crentes africanos estão dormindo, milhares de outros crentes estão ao meio-dia trabalhando do outro lado do mundo. É melhor perceber que nosso Deus é tão grande, e tão poderoso, que não é necessário esperar para orarmos num horário em que não haja muita gente invocando ao Senhor. Nosso Deus pode ouvir as orações de todos os homens e mulheres na face da terra. Se todos orarem ao mesmo tempo, Ele pode ouvir, pode entender, pode compreender e pode responder corretamente, com justiça, cada uma dessas orações. Este é o Deus da Bíblia.

 

Várias vezes participei de encontros onde centenas de cristãos se reuniram para orar. Alguns falavam, outros gritavam, outros choravam, outros sussurravam, e outros oravam em silêncio. Sinceramente, eu não consigo nem pensar direito num ambiente desses. Minha mente fica distraída e confusa. E eu fico pensando como é impressionante saber que Deus consegue ouvir todas as vozes, ponderar todas as petições, provar cada coração, considerar todas as consequências e responder cada oração segundo o que é melhor para cada um dos interessados. Deus é poderoso.

 

Em I João 5:14 Deus diz, E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. Você pode confiar, meu amigo, que se você orar a Deus, Ele vai ouvir você. O versículo 15 continua, E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. Deus não apenas pode ouvir as orações de todos os homens, como ele também pode responder as orações de todos os homens.

 

Terceiro: Deus pode esquecer-se ou lembrar-se de alguma coisa, segundo a vontade Dele. Se Deus, baseado em seu perfeito conhecimento, escolhe apagar de seu perfeito conhecimento alguma coisa que Ele quer esquecer, Ele tem poder para fazer isso.

 

Você é um pecador. Eu sou um pecador. Todos os homens pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Deus sabe dos pecados que você cometeu em seus pensamentos, em suas ações. Ele sabe os pecados que você cometeu todos os dias da sua vida. Ele viu todos eles. Entretanto, veja só esta maravilhosa verdade em Hebreus 8:12, Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Novamente, em Isaías 49:14-16 lemos, Porém Sião diz: Já me desamparou o Senhor, e o meu Senhor se esqueceu de mim. Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. Deus pode perdoar o que Ele quer perdoar e lembrar-se daquilo que Ele escolhe se lembrar.

 

Quando é que Deus vai esquecer-se de seus pecados? Quando você vier a Ele e confessar que você é um pecador, com sincera tristeza e arrependimento, confiando na expiação do sangue de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, como sendo o sacrifício definitivo em pagamento pelo seu pecado. A Bíblia diz, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10:9-10).

 

Se você invocar o nome do Senhor Ele vai salvar você e perdoar seus pecados e, tendo perdoado, Ele vai esquecer dos seus pecados. Deus não vai mais lembrar deles. Ele diz que, tendo-nos feito seus filhos, Ele jamais nos esquecerá. Esquecer-se de nossos pecados? Sim, ele esquece. Esquecer-se de nós? Graças a Deus, Ele nunca, nunca esquecerá de nós.

 

O conhecimento de Deus é infinito e se estende aos limites do universo e aos mínimos detalhes. Ele conhece não apenas ações, mas também os pensamentos de cada indivíduo. Deus conhece e até mesmo se antecipa a eles. Deus pode ouvir as orações de milhões de pessoas ao mesmo instante e Ele responde essas orações. Ele também pode esquecer-se ou lembrar-se das coisas conforme Ele quiser.

 

Vamos encerrar o capítulo com três pontos para meditar.

 

1.      Dar a qualquer criatura ou pessoa, até mesmo a um anjo ou a um espírito, a honra e glória que pertencem somente a Deus, é um pecado terrível. Ofende o próprio ser e a suficiência de Deus. Adorar uma imagem, mesmo que seja uma representação de Deus, é um pecado grosseiro, uma imoralidade.

 

2.      Deus é auto-suficiente a ponto de conhecer nossas necessidades antes de pedirmos, e tem poder de suprir completamente todas elas.

 

3.      A oração que se inicia em adoração e termina com petições é racional e efetiva, quando conhecemos Deus como Ele é. Orações formais, repetição de palavras, e orações memorizadas são absurdas. Deus é uma pessoa. Ele nos ama. Ele se importa conosco. Ele quer nos ouvir falando com ele com nosso coração. Ele quer responder nossas orações suprindo nossas necessidades e Ele quer receber nossa adoração.

 

Amigo, você deseja vir a Deus agora e dizer a Ele sobre sua necessidade de ter seus pecados perdoados? Oh, amigo, se você fizer isso, Deus vai ouvir e vai atender sua oração. Ele vai lavar seus pecados no sangue de seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Ele te dará vida eterna. Então você começará a andar com Ele, falar com Ele, ter comunhão com Ele, conhecer a Ele, amar a Ele e adorar a Ele.

 

 
 

Voltar para o livro O FIRME FUNDAMENTO

 

 

 

 

 

   

 

  Locations of visitors to this page    The Fundamental Top 500   The Baptist Top 1000